“Dizer que um homem é heterossexual implica somente no fato de que ele mantém relações sexuais exclusivamente com o sexo oposto, ou seja, mulheres. Tudo ou quase tudo que diz respeito ao amor, a maioria dos homens heterossexuais reservam exclusivamente para outros homens. As pessoas que eles admiram, respeitam, adoram, reverenciam, a quem honram, imitam, idolatram e formam profundos vínculos, a quem estão dispostos a ensinar e com quem estão dispostos a aprender, e cujo respeito, admiração, reconhecimento, honra, reverência e amor eles desejam, essas são, esmagadoramente, outros homens. Nas suas relações com as mulheres, o que passa por respeito é bondade, generosidade ou
paternalismo, o que passa por honra é a remoção do pedestal. Das mulheres querem devoção, serviço e sexo.’’ - Marilyn Frye.
A partir da reflexão traçada por Frye, filósofa e teórica feminista, podemos começar a compreender alguns fatores que cercam a vida das mulheres, como a violência sofrida ordinariamente. A temática trabalhada neste episódio do podcast traz um debate sobre as diversas formas de violência que tangenciam o cotidiano feminino.
â
Para isso, nossas convidadas compartilharam casos reais que aconteceram em suas vidas. Desde circunstâncias extremas, como o caso relatado por Jéssica, até situações que passam despercebidas pela sociedade, mas que podem gerar grandes consequências, como o acontecimento contado pela Carol. E para deixar essa conversa ainda mais embasada, a doutora em filosofia, Julia Mattoso, traz algumas perspectivas sobre como se dão essas violências que perpetuam a vida e o dia a dia das mulheres.
â
Acomode-se, pegue um café e venha embarcar nessa conversa conosco.
â
Conheça nossas convidadas:
Júlia Casamasso Mattoso
34 anos
Professora de filosofia
Ana Carolina Bastos Machado
21 anos
Estudante
Júlia Machado Gama
23 anos
Estudante
Jéssica Villa Real
41 anos
Advogada